Blog das minhas artes

Acesse também o blog com as minhas artes: http://artedaaline.blogspot.com

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


O uso das mídias no cotidiano escolar
Aline Kapp Horizonte da Rosa

            A sociedade está em constante evolução, de acordo com Pozo (2002), estamos vivendo na sociedade da aprendizagem, onde aprender é necessário para o desenvolvimento pessoal, cultural e econômico.
            À informatização tem papel importante neste processo, pois possibilita o acesso ao conhecimento de forma cada vez mais rápida e democrática, chamado por Morin (2001) de democracia cognitiva.
            Portanto, não cabe ao professor ensinar aos alunos conhecimentos como sendo verdades acabadas, porém possibilitar que estes interpretem estas informações para construir seus pontos de vista.
            Para isso, Pozo e Postigo (2000) estabelecem cinco competências a serem desenvolvidas: competência para aquisição do conhecimento, para interpretação da informação, para análise da informação, para compreensão e comunicação da informação.
            Todavia, para que a informação possa converter – se em conhecimento é necessária uma mudança na forma de aprender dos alunos e na forma de ensinar dos professores. É preciso, romper com paradigmas e mudar a mentalidade na forma de concepção do processo ensino–aprendizagem.
            Aos professores cabe expandir cada vez mais o acesso à informação, possibilitando o acesso a todos, e desta forma, promover uma sociedade rica na produção de novos conhecimentos.
            Em busca desta sociedade rica em conhecimento, as tecnologias devem estar presentes para auxiliar os professores neste processo, porém é necessária uma mudança de atitude dos educadores, como salientado por Prado, 2005:
O uso da tecnologia na escola, quando pautada em princípios que privi­legiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e in­terdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se signifi­cativa para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
             Os professores devem utilizar as tecnologias em prol da educação e da aprendizagem significativa, para isso precisam planejar suas ações e utilizar os recursos em busca dos objetivos definidos.
            O trabalho por meio de projetos é uma excelente forma de integrar diferentes disciplinar e utilizar recursos tecnológicos em favor da aprendizagem. “O trabalho por meio de projeto favorece, também, a integração das diferentes tecnolo­gias e mídias, mas, para isso, é fundamental que o professor conheça suas especificida­des – potenciais e restrições.” (p 55)
              Almeida (2002, p. 58) destaca ainda que:
 
[...] o projeto rompe com as fronteiras disciplinares, tornando-as permeá­veis na ação de articular diferentes áreas de conhecimento, mobilizadas na investigação de problemáticas e situações da realidade. Isso não sig­nifica abandonar as disciplinas, mas integrá-las no desenvolvimento das investigações, aprofundando-as verticalmente em sua própria identida­de, ao mesmo tempo em que estabelecem articulações horizontais numa relação de reciprocidade entre elas, a qual tem como pano de fundo a unicidade do conhecimento em construção.
             O trabalho pedagógico aliado às tecnologias é muito enriquecedor, pois temos disponível um leque de informações sobre diferentes assuntos, com várias possibilidades de interação e exemplificação (imagens e vídeos) sobre o tema, cabendo aos professores utilizar estes recursos como fonte de aprendizado. Possibilitar aos educandos o acesso a estas informações torna o trabalho mais rico, permitir que eles exponham seus trabalhos, incentiva a produção acadêmica desde cedo. 


 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GONÇALVES, Romanda. Didática Geral. 11ª ed. Rio de Janeiro: Editora Freitas Bastos, 1980.

LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004
TORNAGHI, A.J.C; PRADO,M.E.B.B.; ALMEIDA, M.E.B. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista. 2 ed. Brasília: Secretaria de educação à Distância. 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário